Arboviroses: Aula de Ciências no 9º ano ganha um toque de diversão com gamificação

By 13 de março de 2024 Uncategorized

No dia 1° de março, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram uma aula de Ciências muito enriquecedora ministrada pela professora Aline sobre arboviroses, um tema de extrema importância nos dias atuais.
O objetivo desta aula foi conscientizar os alunos sobre o assunto, uma vez que as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika, têm se espalhado rapidamente em diversas regiões, inclusive em nosso município.
Durante a aula os alunos puderam aprender mais sobre o ciclo de vida do mosquito, transmissão do vírus, sintomas das doenças, prevenção e impacto na saúde pública. Os alunos participaram ativamente da aula com opiniões, relatos e com isso foi possível promover entre eles uma reflexão sobre a importância do controle dessas doenças e da adoção de medidas preventivas tanto a nível individual quanto coletivo. A professora destacou o papel que cada um pode assumir na luta contra o mosquito vetor e despertou neles a responsabilidade de divulgar informações corretas para combater as arboviroses em suas comunidades.
Além das discussões, a professora promoveu uma atividade por meio de um quiz sobre arboviroses. A estratégia de utilizar a gamificação na sala de aula, proporciona um ambiente dinâmico e estimulante para os alunos, incentivando a participação ativa e a aplicação do conhecimento adquirido.