TRIGONOMETRIA NA PRÁTICA

By 9 de julho de 2020 Sem categoria
Em suas aulas de matemática, a professora Érika Dagnoni propôs aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio uma atividade, que teve como objetivo interconectar os conhecimentos em trigonometria e suas aplicações, como por exemplo, no cálculo e medição de alturas. Para isso, solicitou que criassem um protótipo de teodolito, com os materiais que tivessem em casa, que permitisse calcular o ângulo entre o aparelho e o ponto mais alto do objeto escolhido.
Após efetuarem os cálculos, deveriam encontrar um aplicativo que fizesse essa mesma medida, que deveria ser baixado em seus celulares. Com isso, eles poderiam verificar se o aparelho construído fornecia a medida necessária.
Com isso, eles puderam perceber na prática que a trigonometria possui aplicabilidade em possíveis situações do dia-a-dia. A atividade integrou a aprendizagem prática e a utilização de aplicativos, que são de grande importância para a construção das aprendizagens dessa nova geração. Com certeza, os conceitos vistos em aula tiveram muito mais significado após o desenvolvimento dessa atividade!