Aula Prática de Física Médica: Termorregulação e Exercício Físico

By | Educação | No Comments

Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio no Itinerário Formativo de Física Médica participaram de uma aula prática sobre termorregulação durante exercício físico. A atividade teve como objetivo mostrar aos estudantes os mecanismos de regulação da temperatura corporal durante a prática de atividade física e durante o período de recuperação.

Durante a aula, os alunos realizaram uma atividade física monitorada, enquanto era medida a temperatura corporal em pontos diferentes do corpo. Os estudantes puderam acompanhar de perto como o corpo regula a temperatura durante a atividade física e na fase de recuperação.

O professor responsável pelo itinerário, Humberto Vinício, explicou aos alunos os mecanismos de termorregulação do corpo humano e como eles são afetados durante a prática de atividade física. Os estudantes também tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância da hidratação e do uso adequado de roupas durante a prática de exercícios e como esses mecanismos estão ligados ao conteúdo de Física estudado na escola.

A aula prática foi uma oportunidade para os alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. A atividade também teve como objetivo estimular os estudantes a pensar em soluções para problemas relacionados à termorregulação do corpo humano durante a prática de atividade física.

Conhecendo o Laboratório: Aula prática

By | Educação | No Comments

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio América tiveram uma aula prática de química sobre os instrumentos e vidrarias de laboratório. A atividade foi conduzida pela professora de química, Giselle Bifano, e teve como objetivo ensinar aos estudantes as diferentes ferramentas utilizadas em um laboratório.

Durante a aula, os alunos puderam conhecer e manusear os equipamentos utilizados em um laboratório de química, como pipetas, buretas, balões volumétricos, béqueres, dentre outros. A professora Giselle explicou as funções de cada equipamento e como utilizá-los corretamente.

Além disso, os estudantes também aprenderam sobre as vidrarias de laboratório, como tubos de ensaio, erlenmeyers, provetas, e suas respectivas capacidades e usos. A atividade teve como objetivo familiarizar os alunos com as vidrarias e equipamentos mais comuns utilizados em um laboratório de química.

A aula prática foi uma oportunidade para os alunos aprenderem de forma mais dinâmica e interativa sobre os instrumentos e vidrarias de laboratório. A professora de química destacou a importância de conhecer os equipamentos e vidrarias utilizados em um laboratório, pois isso é fundamental para a realização de experimentos e análises químicas precisas e seguras.

 

Alunos aprendem métodos de separação de misturas em aula prática de química

By | Educação | No Comments

Os alunos da 3ª Série do Colégio América tiveram uma aula prática de química sobre métodos de separação de misturas. A atividade foi conduzida pela professora de química, Giselle Bifano, e teve como objetivo ensinar aos estudantes as diferentes técnicas utilizadas para separar misturas.

Durante a aula, os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Foram realizados experimentos utilizando diferentes tipos de misturas, como água e óleo, areia e sal, e açúcar e água. Os estudantes aprenderam a utilizar técnicas como filtração, decantação, destilação e cromatografia para separar os componentes das misturas.

Além de aprenderem sobre os métodos de separação de misturas, a atividade também teve como objetivo desenvolver habilidades como trabalho em equipe, observação e registro de resultados. Os alunos foram divididos em grupos e tiveram que trabalhar juntos para realizar os experimentos e registrar os resultados obtidos.

Ao final da aula, os estudantes demonstraram grande entusiasmo e interesse pelo tema. A professora Giselle Bifano destacou a importância da realização de aulas práticas para o aprendizado dos alunos. A aula prática de química sobre métodos de separação de misturas foi mais uma iniciativa do Colégio América para oferecer uma educação de qualidade e formar alunos críticos e preparados para o mundo.

 

Coordenadas Geográficas e Projeções Cartográficas

By | Educação | No Comments

Ao longo do 2° bimestre a professora de geografia, Vanilda Alexandra diversificou suas aulas com os alunos do 6° ano trabalhando metodologias ativas em Coordenadas Geográficas, Projeções Cartográficas entre outras.

Nesse trabalho apresentado os alunos tiveram a oportunidade de criarem suas projeções cartográficas em diversas formas usando materias recicláveis. Assim puderam detectar as dificuldades e imperfeições para transformarem o globo em um planisfério.

As Bases das matrizes populacionais do Brasil e os Fatores climáticos e vegetacional da África.

By | Educação | No Comments

Os alunos do 7° anos e 9° ano do Colégio América apresentaram nesse dia 14 de junho de 2022 uma exposição do componente curricular de geografia pela professora Vanilda Alexandra Dutra, cujas temáticas foram “ as Bases das matrizes populacionais do Brasil pelo 7° anos e os Fatores climáticos e vegetacional da África.”

O primeiro tema tem como proposta envolver os alunos na importância e conscientização na composição da miscigenação do país através das bases da população como os índios, negros e europeus, bem como na organização social e cultural e as transformações do espaço geográfico.

O segundo tema apresentado aborda como o continente africano de clima tropical predominante se diversifica no aspecto climático levando em conta os fatores climáticos e sua influência na diversidade climática e vegetacional.

]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica

By | Educação | No Comments

No ano de 2021, o Colégio América fez mais uma participação de sucesso nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica (OBA) promovida pelo Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A prova possui fase única e é aberta à todas as séries do ensino fundamental e médio. O objetivo principal do evento é levar até os alunos alguns conteúdos que não fazem parte da grade de disciplinas de ensino, como, por exemplo, estudo de constelações, astros do nosso sistema solar, sistemas de órbitas, consumo de combustíveis de foguetes, etc. e fazer com que os alunos fiquem mais familiarizados com nomenclatura e termos técnicos a respeito da astronomia.

A escola, mais uma vez, teve alunos premiados com medalhas, sendo as duas de ouro, e todos os demais participantes receberam certificados emitidos pela OBA. Os alunos de ouro do Colégio América foram o Gabriel Henrique Freitas Duarte Abreu, da 3ª série do Ensino Médio e Caio Milagres de Oliveira, do 8º ano do Ensino Fundamental.  

Parabenizamos o professor Társis Corrêa, que recebeu uma medalha da OBA, como forma de homenagem pela orientação e acompanhamento dos alunos, que brilharam em mais uma olimpíada! 

 

Alunos do Colégio América participam do Projeto Saúde Mental das crianças e adolescentes”.

By | Educação | No Comments

No segundo semestre do ano de 2021, o Colégio América, em parceria com o Centro Universitário UNIFACIG, deu início a um trabalho com o objetivo de discutir a “Saúde Mental das crianças e adolescentes”.

Nos dois últimos anos, a pandemia colocou em pauta o quão necessário e importante é o cuidado com a saúde emocional. Atentos a esta necessidade, o Colégio e o UNIFACIG promoveram uma série de encontros entre os alunos de ambas as instituições, conduzidos pelos discentes do curso de Enfermagem do UNIFACIG e orientados pela professora e neuropsicopedagoga Dra Tatiana Vasques.

O projeto foi desenvolvido em encontros semanais, nos quais os alunos puderam externalizar questões emocionais que geram algum desconforto e compartilhar experiências. Este momento foi de grande importância, pois os alunos se sentiram ouvidos e puderam enxergar que não estão sozinhos e que podem contar com o colégio, passando a lidar com o espaço escolar como uma rede de apoio e acolhimento. O projeto gerou um impacto bastante positivo, diante da manifestação e entusiasmo dos alunos, que solicitaram a continuidade do projeto como parte da dinâmica escolar.  

 

 

  

 

Matemática com Arte

By | Educação | No Comments

Você já se perguntou se para fazer uma obra de Arte, os artistas utilizam apenas a inspiração e a criatividade? Talvez você fique admirado em saber que muitos utilizam a Matemática para criar suas obras. Noções de perspectiva, conhecimento de geometria e simetria, são alguns dos conhecimentos básicos.

A professora de Matemática  Érika Dagnoni do Colégio  América propôs aos alunos que reproduzissem telas e criassem esculturas inspiradas nas obras do artista brasileiro Gustavo Rosa, além de fazer a sua própria obra autoral usando conceitos de geometria.

Dessa forma, os alunos puderam entrar no mundo artístico usando a Matemática e o resultado dos nossos pequenos artistas foram essas lindas obras.

 

Texto: Érika Dagnoni

 

Matemática com arte

Matemática com arte

 

aula-tipagem-sanguinea-Colegio-America

Vamos descobrir o seu tipo sanguíneo?

By | Educação | No Comments

Essa foi a proposta do Prof. Moisés Siqueira de biologia do Colégio América para os alunos do terceiro ano do ensino médio. Os alunos estudaram o conteúdo de Sistema ABO e Fator Rh em sala de aula de forma teórica e foram convidados a ir para os laboratórios do Campus Alfa Sul do UNIFACIG para realizar uma aula prática sobre o conteúdo. Cada aluno teve a oportunidade de realizar o exame de tipagem sanguínea utilizando os materiais do UNIFACIG. Foi uma aula muito proveitosa marcando o retorno dos alunos às aulas práticas presenciais. Foi a primeira de muitas que virão!

Colégio América recebe visita do diretor municipal do Patrimônio Cultural de Manhuaçu

By | Educação | No Comments

No dia 24 de Agosto, o Colégio América recebeu a visita do diretor municipal do Patrimônio Cultural de Manhuaçu, Fabrício Souza Santos. Na ocasião, ele esteve no colégio para ministrar uma palestra sobre o patrimônio histórico-cultural, abrindo um espaço para discussão e conscientização acerca da preservação do patrimônio brasileiro.

 Os alunos do ensino fundamental participaram ativamente da palestra, apresentando vários questionamentos ao palestrante. Apesar da pouca idade, os alunos do fundamental demonstraram muita maturidade em relação à importância de conhecermos e preservarmos o patrimônio e a cultura brasileira. 

 

X