A Lua e suas Fases: Aprendendo na prática

Estudar os movimentos e as fases da lua sempre desperta a curiosidade dos alunos. A professora Gianni (Ciências) sabe disso e, portanto, propôs aos alunos do 8º ano uma atividade prática e muito significativa para aprender esse conteúdo. Os alunos construíram, utilizando materiais que tinham em casa, modelos em que se podia observa a incidência da luz em cada fase da lua: nova, cheia, minguante e crescente.

Os alunos realizaram as construções utilizando caixas, bolinhas de isopor, lanternas e até mesmo a iluminação dos celulares para observar a simulação dos fenômenos. De cada lado da caixa era possível ver uma fase diferente, mostrando assim a relação entre o movimento e a fases da lua.

Atividades práticas de construção são sempre muito importantes para aprendizagem, sendo amplamente recomendadas para os estudos das ciências naturais em que os fenômenos podem ser observados na natureza, modelados e reproduzidos. Além disso, os alunos se sentem muito envolvidos em tarefas que utilizam materiais concretos e montagens.

Matemática em Rotação por Estações!

12/02/2020