Aulas Experimentais também na nova sala de aula!

 

 

Atenta à necessidade de promover situações de grande potencial para o aprendizado dos alunos, a professora de química Aline Berçot organizou uma forma prática para o contato com aulas experimentais em seu novo ambiente de aprendizagem. Na atividade, os alunos receberam roteiros e demais informações para que eles realizassem as experimentações em casa. Ao fazer as experiências os alunos gravaram vídeos e enviaram à professora.

 

As experiencias tratavam dos fenômenos físicos e químicos. Inicialmente, os alunos diferenciaram fenômenos físicos e químicos e seguiram para a experimentação. Como exemplos de fenômenos físicos, os alunos demonstraram um papel sendo rasgado, amassado, um cubo de gelo derretendo, uma lata sendo amassada.

 

Para a observação dos fenômenos químicos, os alunos colocaram a mão na massa e realizaram os experimentos, com materiais do dia a dia, como vinagre, bicarbonato de sódio, água oxigenada, água sanitária, refrigerante. Com a prática, o objetivo era que os alunos compreendessem a ocorrência de fenômenos químicos, transformações em que há alteração na composição química da matéria e formação de novas substâncias, evidenciadas nos experimentos pelo desprendimento de gases e mudança de coloração.

 

A importância da experimentação

 

Aulas experimentais são consideradas como elementos de grande importância para o aprendizado, principalmente tratando-se das Ciências Naturais, como a Química, a Física e a Biologia. John Dewey já afirmada que um aluno aprende mais facilmente que a água ferve a cem graus centígrados, quando ele mesmo observa com um termômetro o instante de fervura numa chaleira, e não apenas ouve essa informação de seu professor.

 

Por meio dessa atividade, os alunos puderam continuar tendo contato com a química experimental, estratégia de grande representatividade nas tendências para o ensino de química, transformando a própria casa em um laboratório, integrando a participação dos familiares. Com essas iniciativas, é possível desenvolver a aprendizagem de conteúdos disciplinares e importantes competências como o pensamento científico, cultura digital, elencadas pela Base Nacional Comum Curricular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Matemática em Rotação por Estações!

12/02/2020

1/10
Please reload

Destaques
Posts Recentes
Please reload

  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 Colégio América

Tel: (33) 3332-4344

Email: atendimento@colegioamerica.com.br

Av.Getúlio Vargas, 733, Coqueiro. Manhuaçu / MG