Os Clickers na Sala de Aula

25/04/2019

Durante o 1° Bimestre desse ano, os professores Fernando Jerri (Matemática), Nathalia dos Santos (Matemática), Vanilda Dutra (Geografia) e Humberto Vinício (Física), utilizaram em suas aulas, no Ensino Fundamental e Médio, os aparelhos responsivos: clickers. Os aparelhos foram utilizados para a metodologia Peer Instruction, nas aulas de Física e, também, em atividades revisionais, nas aulas de Matemática e Geografia.

O uso dos clickers permite que o professor recolha instantaneamente as respostas dos alunos e, por consequência, é possível acompanhar o progresso da turma, propondo discussões entre os colegas e, além disso, o professor pode dar um feedback imediato para os alunos. Assim, emprega-se a tecnologia como aliada ao processo de aprendizagem.

Texto: Humberto Vinício