Aula LEGO – Janela Automática – 6º ano

03/07/2018

No dia 15 de Maio a professora Nathália propôs aos alunos do 6º ano do Colégio América a montagem de um robô que simula uma Janela Automática para uma casa ambientalmente inteligente.

Antes de iniciarem a montagem os alunos conheceram exemplos de equipamentos automáticos que podem ser utilizados em casas e edifícios para controle do ambiente interno. Após esta etapa eles iniciam a construção onde lhes é apresentado o sensor de cor que é usado para estabelecer valores de leitura utilizando uma montagem simples em que o sensor de cor está ligado ao bloco EV3. A próxima etapa foi a programação da janela automática, que deveria permanecer aberta enquanto estiver claro (durante o dia) e fechada quando estiver escuro (durante a noite).

O objetivo dessa aula, além de desenvolver o trabalho em equipe e o raciocínio Lógico, principais focos da LEGO, foi trabalhar conceitos de reflexão e absorção de luz e intervalos numéricos. Além disso os alunos se divertem sem nem mesmo perceberem, naquele momento, o quanto aprenderam.