No Colégio América, romper barreiras é garantia de sucesso na aprendizagem!

26/02/2018

A visão é o sentido mais importante para a aquisição das informações espaciais e geográficas. Neste sentido, como é possível trabalhar conteúdos de Geografia, uma ciência que se debruça sobre o espaço e suas transformações, com alunos com deficiências visuais? Esse é o desafio que encontramos ao receber os estudantes do 8º ano.

Buscando uma maneira de fazer com que o aluno Gabriel, portador de necessidades especiais relacionadas à visão, conseguisse compreender de maneira significativa as projeções cartográficas, suas principais diferenças e analisar as distorções de cada uma, foram utilizados alguns objetos do nosso cotidiano, para conseguir atingir o objetivo principal, que é ajudar os alunos a obterem uma aprendizagem significativa, independentemente de qualquer obstáculo.

Com uma garrafa pet, um pincel permanente escuro, folhas de papel vegetal e uma lanterna, isso foi possível. Realizando passo a passo a construção das projeções junto ao aluno, o processo de ensino e aprendizagem foi um sucesso!

O aluno Gabriel nos concedeu uma breve entrevista sobre a atividade! Confira abaixo:

Entrevistador:
- O que você achou da atividade?

Gabriel:
- Achei muito boa! É muito mais divertido aprender assim! Consegui tirar uma boa nota depois dessa aula!