Colégio América inicia Projeto Finlândia

10/11/2017

No ano 2000, um projeto como este não faria qualquer sentido. O cenário da educação mundial era totalmente diferente, com a Inglaterra completando uma década da reforma em seu ensino fundamental; a Suécia implementando a maior reforma no ensino de sua história; no sudeste asiático, Japão, Hong Kong, Coréia do Sul e Singapura moldando sua educação visando obter grandes resultados, principalmente em leitura, matemática e ciências.

As manchetes da época destacavam novos modelos para um ensino de resultados, estratégias para revolucionar escolas fracassadas e alteração por completo dos modelos de ensino.

Se perguntasse a um educador para onde ele gostaria de viajar para se inspirar em boas práticas de ensino, os países destacados acima, talvez acrescidos da Alemanha e da Austrália, seriam os mais citados.

Havia um país pouquíssimo citado entre àqueles que desenvolviam algo interessante em educação: a Finlândia.

Tudo mudou do dia para noite quando em Dezembro de 2001 a Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento, entidade que reúne os países mais ricos do mundo, divulgou o resultado do PISA (Programme for International Student Assesment) que avalia as habilidades dos estudantes com idade de 15 anos em leitura, matemática e ciências. Acima dos demais 31 países, a Finlândia obteve o primeiro lugar.

Os resultados mostraram, também, que a Finlândia é o país onde há a menor variação do resultado entre escolas diferentes e onde o histórico familiar menos influencia. Este desempenho continua até os dias de hoje, com o país sempre obtendo os primeiros lugares em todas as avaliações internacionais de ensino.

O Colégio América está de viagem marcada para a Finlândia, em treinamento que compreenderá um período de 4 meses. Mas, não esperaremos a viagem para implantar o que de melhor existe hoje no mundo educacional. Muito pelo contrário: a educação bilíngue com o material da Universidade de Oxford vai ao encontro da importância do ensino de línguas na Finlândia, onde os estudantes adquirem fluência em 4 idiomas (objetivo ainda distante de nossa realidade).

A educação baseada em projetos também é destaque naquele país, e o Colégio América há 4 anos adota o programa da Lego Education, onde através de atividades contextualizadas à série escolar de cada aluno, são trabalhadas as habilidades necessárias ao sucesso pessoal e profissional do século XXI.

Nossos professores já iniciaram pesquisas e já estão desenvolvendo estratégias para implementar as melhores práticas em nosso colégio. O projeto terá seu grande final com a inauguração do novo campus do Colégio América, o Campus Finlândia, que abrigará, também, o curso de Educação Física da Facig, em área de 11.000 metros quadrados.

Os Angry Birds surgiram na Finlândia, onde várias empresas de jogos investem na aplicação criativa da tecnologia na educação.