Aulas de Matemática através da metodologia ativa TBL

13/09/2017

Quem disse que aprender matemática precisa ser chato? No Colégio América, as aulas de matemática são dinâmicas, com o uso das Metodologias Ativas.

A professora Nathalia usou, na última semana, o método TBL (Team-Based Learning) em sua aula de Matemática, no 6º no do Ensino Fundamental. A ideia era revisar o conteúdo para as provas que se aproximam, mas sem criar um revisional maçante e cansativo. A criançada aprovou a ideia do TBL, pois além de reverem o conteúdo a ser cobrado nas avaliações de maneira mais leve, eles puderam desenvolver o trabalho em equipe e esclarecer as dúvidas com a professora.

A fundamentação teórica do TBL é baseada no construtivismo, fazendo com que o professor não seja uma figura autoritária, passando a ser um facilitador da aprendizagem dos estudantes envolvidos, em um ambiente igualitário.  A proposta segue a tendência de uma educação centrada na figura do aluno e não mais no professor.  O Colégio América é uma das únicas instituições da região que adotou as Metodologias Ativas em suas aulas, por acreditar que os resultados obtidos são excelentes, superiores aos alcançados pela educação tradicional.